Anterior

Peixe guarda segredo que pode fazer humanos viverem 400 anos

24/02/2020

Anterior

Próxima

CARLOS SERAFIM (PMB) CONSOLIDA PRÉ CANDIDATURA VISITANDO COMUNIDADES E ARTICULANDO COM LIDERANÇAS POLÍTICAS DO PIAUÍ

24/02/2020

Próxima
24/02/2020 - 22:43
Mulheres brasileiras comemoram o dia do direito ao sufrágio popular

Há tempos, raiou brilhantemente o direito de voto às mulheres\". ... Veio a primeira mulher a eleger-se deputada estadual no Brasil, e a luta pela emancipação feminina foi ganhando impulso em todo o país, levando o voto feminino a ser regulamentado em 1934 no governo Vargas.
 Foto: google 

Imagens Ilustrativa

O movimento sufragista, ou seja, a luta pelo direito de votar e ser votado chegou ao Brasil em 1919, através da bióloga Bertha Lutz, que trouxe estes ideais de Paris. Bertha fundou a Liga Pela Emancipação Intelectual da Mulher, que mais tarde se tornaria a Federação Pelo Progresso Feminino.

A ativista e parlamentar ficou conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras.

O Senado também presta o seu reconhecimento através do Diploma Bertha Lutz, que premia anualmente mulheres e homens que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. A premiação deste ano está com inscrições abertas:

Há tempos, raiou brilhantemente o direito de voto às mulheres\". ... Veio a primeira mulher a eleger-se deputada estadual no Brasil, e a luta pela emancipação feminina foi ganhando impulso em todo o país, levando o voto feminino a ser regulamentado em 1934 no governo Vargas.

Não se sabe ao certo quem de fato foi percussor do direito ao sufrágio feminino no Brasil, pois a luta dos movimentos femininos inclui em seus registros o nome da cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. Em 1928, esse estado nordestino era governado por Juvenal Lamartine, a quem coube o pioneirismo de autorizar o voto da mulher em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal. A Inglaterra alguns meses depois regularizou o voto feminino no mesmo ano.

Fonte: Wikipédia. (A redação)



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Vídeo


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.