Anterior

Deputado Warton Lacerda reassume sua cadeira no parlamento do Piauí

04/11/2019

Anterior
07/11/2019 - 09:16
CONFIRA! Radialista Mineral de Altos -PI comemora hoje 45 Anos de Vida

Filho de uma família pobre e humilde, desde cedo encarou a dura realidade da vida, trabalhando – ainda criança, com 10 anos de idade – na vacaria do Sr. Chagas Medeiros; depois passou a atuar como balconista em comércio local, pertencente ao Sr. Valter Craveiro
 Foto: TV e Portal O Jornal 

Radialista Mineral

Perfil biográfico concebido pelo pesquisador, escritor, historiador e professor Carlos Alberto Dias, com atualização feita por Gilberto Damasceno Paiva, amigo pessoal do aniversariante Radialista Mineral.

 

 

Viva a vida intensamente...

 

“Doce é a luz e agradável aos olhos ver o sol. Por mais anos que o homem viva, desfrute bem todos eles. Regozija-te na tua mocidade e sê feliz nos dias de tua juventude! Segue os impulsos do teu coração e os atrativos dos olhos [...]”.

 

(Livro do Eclesiastes)

 

Ao amigo Radialista Mineral de Altos -PI, \"quem manda é o povo!\"

 

Ainda que o homem viva muitos anos, será sempre um ser passivo da aprendizagem, pois a vida é uma eterna escola, onde se aprende a conviver, a amar e a respeitar o outro como pessoa, como irmão.

 

A partir do momento em que nos dermos conta da grande necessidade e urgência que se faz de utilizarmos cada instante de nossa existência a fim do fortalecimento do espírito humanitário, da dignificação do homem como pessoa e da preservação da tão bela e estonteante natureza, nosso lar e obra-prima das mãos do Criador, rumo à construção de um mundo fraterno, deixando penetrar em nosso coração o sopro divino de nosso Pai Superior, certamente o Deus Onipotente estará risonho lá no seu templo celeste e sentir-se-á gratificado por nossa humilde existência.

 

.....................................................

 

Hoje, 07 de novembro de 2019, nosso amigo Francisco de Assis Araújo Filho, popularmente conhecido como Mineral, está completando 45 anos de existência. Natural de Altos, veio à luz do mundo em 07 de novembro de 1974, na Rua Jaime Rosa, sendo filho de Francisco de Assis Araújo (Assis dos Couros) e Francisca Pereira Lima, a Dona Chica ou comadre Chica, como muitos a tratavam.

 

Filho de uma família pobre e humilde, desde cedo encarou a dura realidade da vida, trabalhando – ainda criança, com 10 anos de idade – na vacaria do Sr. Chagas Medeiros; depois passou a atuar como balconista em comércio local, pertencente ao Sr. Valter Craveiro.

 

Logo despertou o desejo de trabalhar autonomamente. Passou, então, a vender água mineral no terminal de ônibus da Praça Cônego Honório, zona central de sua cidade natal. Quem não se lembra daquele menino velho assanhado com uma caixa de isopor atravessada ao ombro, trazendo estampado o rótulo com os seguintes dizeres: “Distribuidora Santa Rosa; Água mineral York; Altos-PI”?

 

Ele percorria toda a praça e adentrava nos ônibus oferecendo o seu produto: “Mineral, mineral, olha a mineral! Quem vai querer? Quem vai querer?”, como bem lembrou o professor e literato Gilberto Damasceno Paiva, em sua matéria “Aniversário do radialista Mineral”, publicada no portal GP1 em 23 de novembro de 2011.

 

Pois é. Aquele era o conhecido Mineral, contando já seus 14 anos e trabalhando como gente grande na árdua luta pela sobrevivência e para ajudar sua velha mãe, já alquebrada pelo peso da idade e por alguns problemas de saúde que a consumiam.

 

Tornou-se respeitado entre seus colegas de ofício e, sentindo a necessidade de congregá-los na luta pela defesa de seus direitos, fundou a Associação dos Profissionais Autônomos de Altos, entidade por ele presidida. Na bandeira de luta levantada, enfrentou várias dificuldades e perseguições – inclusive de ordem política – por lutar em prol de melhorias e condições dignas de trabalho para os laranjeiros, pipoqueiros, cafezeiros e bombonzeiros que trabalhavam pelo seu ganha-pão no entorno da praça central da cidade.

 

Cedo perdeu o pai, aos 10 anos. Em 2003, a 06 de novembro, véspera de seu aniversário, lhe morre aquela que o nutria ao seio e lhe devotava tanto amor e carinho. “Sem pai e sem mãe, porém com Deus e o povo”, como ele mesmo dizia na ocasião, tocou a vida pra frente, seguindo o ensinamento apregoado por Almir Sater na canção, que diz: “Penso que cumprir a vida seja simplesmente/ Compreender as massas e ir tocando em frente/ Cada um de nós compõe a sua história/ E cada ser em si carrega o dom de ser capaz/ E de ser feliz [...]”.

 

Prosseguindo a sua jornada, tornou-se comunicador social, militando na imprensa falada e escrita. Iniciou na rádio Nativa FM, de Altos, com o programa evangélico Cristo, a única esperança (1996); depois passou à rádio João de Paiva AM, da mesma cidade, com os programas Microfone Popular (1997-1998) e Grande Jornal João de Paiva (2003-2005). Na rádio FM Vale do São Francisco, também de Altos, apresentou o programa Vale Tudo, de 2000 a 2001.

 

De 2001 a 2002, ingressou na vida pública, atuando como Assessor do Cerimonial e depois foi Chefe de Transportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Altos, na gestão da Prefeita Elvira Raulino, recebendo na época o título de Funcionário Padrão por parte da gestão municipal.

 

Fundou em 2005 o Jornal da Força Popular. Propondo-se ser a “voz do povo altoense”, a primeira edição deste veículo de comunicação circulou em junho de 2005, tendo como diretor executivo Francisco de Assis Araújo Filho (Mineral); redator-chefe: Gilberto Damasceno Paiva; chargista: Rubens Félix; e colaboradores: Adalberto Damasceno Paiva, Carlos Alberto Dias, Antonio César Andrade e Socorro Nobre. Circularam apenas quatro edições, datando a última de março de  2017.

O Radialista Mineral tem também como marca a realização de festas populares tradicionais no município de Altos. Por muitos anos realizou o Tradicional Aniversário do Radialista Mineral em praça pública na cidade. A partir do ano de 2016 ele mudou o nome do maior evento alusivo ao seu aniversário para o “Mineral Fest”, sempre realizado no último sábado do mês de novembro, para não coincidir com o dia 07 deste mês e por lembrar o falecimento da sua saudosa mãe, dona Francisca, chamada à morada eterna em 06 de novembro de 2003, véspera do aniversário de 29 anos do radialista.

 

A Mineral é radialista profissional, com registro na Delegacia Regional do Trabalho sob o número DRT 991, atuando como correspondente da rede de rádios Verdes Campos Sat , apresentador do programa Microfone Popular na Rádio FM Vale do São Francisco, que vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 7:00h as 8:00h da manhã, informando a população de Altos e Região sobre notícias,  diversos assuntos políticos e de entretenimento e com transmissão Ao Vivo pela Live do Facebook do Radialista Mineral.

 

Vale ressaltar que o Radialista Mineral, assim como o escritor piauiense Assis Brasil, o único escritor que vive exclusivamente das atividades literárias, é um altoense que vive exclusivamente das atividades dos meios midiáticos nas cidades de Teresina,  Altos e região.

 

O Radialista Mineral  Durante longos anos, tornou-se conhecido por seus famosos “Vermelhão” e “Amarelão”, carros de publicidade particular em que deu início sua atividade profissional mais conhecida. Hoje os veículos de publicidade do radialista são a “Verdona” e o “Amarelão”, na qual percorre as ruas de Altos e cidades circunvizinhas.

 

...........................................................

 

Este foi, em rápidas palavras, o perfil biográfico deste ilustre e lendário altoense, que tem projetado o nome de nossa cidade além-fronteiras.

 

A você, quero oferecer estas simples palavras e o carinho da minha amizade e desejar-lhe muita felicidade. Parabéns pelo transcurso desta significativa data que você vivencia hoje.

 

(Carlos Dias – Coordenador Municipal de Cultura de Altos -PI).Boa sorte



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Vídeo


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.