Anterior

Associação do bairro Santa Inês, reuni moradores para tratar sobre água

28/10/2019

Anterior

Próxima

Administradores são homenageados durante sessão solene na Assembleia Legislativa

29/10/2019

Próxima
29/10/2019 - 07:16
ATRAÇÃO TURÍSTICA: Os Ipês da rua Dom Pedro II em Altos Piauí

Trata-se de dois pés de Ipês ou simplesmente Pau D’arco, mas não é um Pau D’arco qualquer, é um Pau D’arco branco, algo raríssimo na região, em Altos Pau D’arco, roxo, amarelo eram muito comum, eles aparecem florando os verdes ou o seco das matas em determinada época do ano, mesmo passando a se tornar já escassos eles mesmo sendo bonito, mas não chamam tanta atenção assim como é o caso dos Pau D’arco branco da rua Dom Pedro II. Os gêmeos, Ipês branco, terminaram fazendo esse ano de 2019, uma façanha, pois já é a segunda vez que eles floram em menos de um mês, o que chamou mais atenção ainda dos altoenses.
 Foto: TV e Portal O Jornal 

Os dois ipês branco da cidade de Altos Piauí

Dois irmãos que nascerem no centro de Altos, nas proximidades do bairro Batalhão, mas especificamente na rua Dom Pedro II, nas imediações da Estação Ferroviária da cidade, uma vez por ano eles se tornam a maior atração da cidade.

Trata-se de dois pés de Ipês ou simplesmente Pau D’arco, mas não é um Pau D’arco qualquer, é um Pau D’arco branco, algo raríssimo na região, em Altos Pau D’arco, roxo, amarelo eram muito comum, eles aparecem florando os verdes ou o seco das matas em determinada época do ano, mesmo passando a se tornar já escassos eles mesmo sendo bonito, mas não chamam tanta atenção assim como é o caso dos Pau D’arco branco da rua Dom Pedro II.

Os gêmeos, Ipês branco, terminaram fazendo esse ano de 2019, uma façanha, pois já é a segunda vez que eles floram em menos de um mês, o que chamou mais atenção ainda dos altoenses.

O colega jornalista e PM Jaíro Reis, enviou para a produção da TV e Portal O Jornal, a sugestão de pauta, falando da febre que viralizou as redes sociais nos últimos dias, concorrendo com a Caneta Azul, ou seja os dois temas mais debatido na cidade de Altos atualmente são os Ipês brancos de Altos e a Caneta Azul.

De acordo com pesquisa feito pelo jornalista Jairo Reis o  ipê ou pau D’arco é uma espécie ameaçada de extinção devido a qualidade de sua madeira.

Por ser uma madeira resistente e de excelente aplicação em feitio de tetos de casas foi muito explorados sem o devido cuidado. Hoje é uma árvore protegida por lei e sua derrubada é proibida em muitos Estados onde a mesma se encontra a saber aqueles que possuem vegetação do tipo cerrado.

 O Pau D’arco apresenta muitas variáveis, essas variáveis da madeira, casca, dureza, aplicação e disponibilidade são dados em razão da cor de suas flores. Portanto há ipês: amarelos, roxos, rosas e o branco. Sendo o amarelo o mais abundante e o branco o mais raro.

Possui também benefícios para a saúde do homem, entre seus benefícios estão a função de auxiliar no tratamento da leucemia, anemia, diversos tipos de câncer, infecções por HIV, amigdalite, infecção urinária, bronquite, candidíase, infecção na próstata, mioma, quisto nos ovários e cicatrização de feridas, tanto internas como externas.

Seus benefícios são possíveis devido às propriedades que incluem ação como antitumoral, anti-inflamatório, imunoestimulante, diurético, antiviral, antioxidante e antibiótico. Entre seus princípios ativos encontramos derivados naftoquinónicos – como lapachol, que possui propriedades antitumorais e estimulante na morte das células cancerígenas, anti-inflamatórias, imunoestimulantes, diuréticas e antivirais –, além da quinona, responsável por estimular o fígado na produção de protrombina, auxiliando na coagulação sanguínea. Além disso, possui ainda flavonoides, que possui ação antioxidante, anti-inflamatória e antialérgica.

(Pesquisa: Jaíro Reis, adaptação a redação)



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Vídeo


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.