Anterior

Coivaras-PI: Síntese do aspecto Histórico do Município

29/04/2017

Anterior

Próxima

Jubileu de Prata: Mensagem de O Jornal

29/04/2017

Próxima
29/04/2017 - 09:49
Coivaras-PI: Síntese do aspecto geográfico do Município

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Coivaras, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 05-10-1989, com o topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4477, de 29-04-1992, desmembrado do município de Altos. Sediada no atual distrito de Coivaras, ex-povoado de Coivaras.
 Foto: divulgação 

Bandeira de Coivaras-PI.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Coivaras, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 05-10-1989, com o topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4477, de 29-04-1992, desmembrado do município de Altos. Sediada no atual distrito de Coivaras, ex-povoado de Coivaras. Constituído do distrito sede, instalado em 01-01-1993, Coivaras situa-se na microrregião de Teresina, hoje RIDE-Grande Teresina (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico: denominação dada às regiões metropolitanas brasileiras que se situam em mais de uma unidade federativa, 7no caso, a Grande Teresina aglutina a cidade de Timon- Ma).

 A mobilização do município faz-se através de estradas de rodagem asfaltada e estrada piçarrada, ligando-se com os municípios de Altos – 28 km; Campo Maior – 30 km e Alto Longá – 18 km. A comunicação dar-se por meio das operadoras de telefonia móvel, Claro e Vivo, além da OI telefonia fixa e internet Banda Larga e também por meio de sinal via rádio e das operadoras de telefonia móvel.

A principal produção é a extração palha de Carnaúba e do pó da “árvore da vida”, como é conhecida a carnaúba. A palha da Carnaúba é utilizada na confecção de vassouras e o pó é vendido para ser exportado como matéria prima para fabricação de equipamentos da nanotecnologia. Na agricultura destaca-se a produção de arroz, milho e feijão em cultura de subsistência. O comércio tem tido um razoável crescimento em relação a outras cidades do mesmo porte, com destaque para dois supermercados, 03 lojas de roupa, perfumaria e acessórios, 02 salão de cabelos masculinos, 01 depósito de gás, 01 clube de eventos, 01 casa de construção, 01 posto de gasolina, 02 drogarias, 02 armarinhos; entre outros estabelecimentos menores (praça de alimentação e mercado público). Na pecuária destaca-se a criação de bode e ovelha (caprinos e ovinos).

 

Conta o município com energia elétrica, telefone e água canalizada, serviço postal e bancário. Duas empresas de ônibus servem ao município: Emp. C. Santos e Emp. Área Leão. A distância de Teresina – Capital do estado é de 67 km. O município possui características rurais, tendo 1.173 domicílios urbanos e 2.638 domicílios na zona rural. Em relação ao serviço público, município é assistido de 07 escolas municipais (01 pré-escola),entre outras desativadas; 02 estaduais (01 onde funciona Conselho Tutelar, Conselho do Fundeb e Biblioteca Municipal), 01 GPM – Grupamento de Polícia Militar, 03 quadras de esporte, 02 postos de saúde, 01 UBAS, 01 agência dos correios com banco postal, 01 praça de alimentação, sedes dos poderes executivo e legislativo, 01 Cras, 01 clube do vaqueiro (onde funciona a secretaria municipal de agricultura e os postos da ADAPI e EMATER), 01 posto da antiga Fundação SESP, 02 mercado público (01 desativado) 02 cemitérios municipais (01 desativado, o das Almas), sistema de abastecimento de água com vários poços espalhados por todo o município.






Link:




Deixe seu comentário



Vídeo


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.