A Câmara Municipal de Vereadores do Município de Alto Longá em sessão no dia 05 de novembro aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de iniciativa do Executivo Municipal que discorre sobre a criação de um Corpo de Guarda Municipal para o município de Alto Longá vinculada diretamente a Secretaria de Administração da cidade.
A Lei Orgânica do município e a própria Constituição do Brasil já previam a criação da Guarda Municipal para proteção dos bens e patrimônio municipal: Escolas, prefeitura, secretarias e órgão da administração, faltando apenas projeto de lei complementar que regulamentasse sua existência.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Francisco Quirino Rocha, o “Rochinha”: as vagas, como deveram ser preenchidas e os requisitos constarão em edital a ser baixado através do concurso público a ser feito futuramente.
Os vereadores eleitos pela oposição, Dudu e Wagner da Emplacadora, ambos do PT, votaram a favor do projeto por entenderem que a Guarda Municipal é um anseio da sociedade longaense e sua função sendo bem trabalhada funcionará beneficiando o município. O vereador Dudu aproveitou para dizer que irá cobrar a implantação do órgão o quanto antes.
Acredita-se que a partir do ano que vem (2022), o concurso para guarda municipal saia do papel. Na microrregião de Altos do qual Alto Longá faz parte, apenas a cidade de Altos possui Guarda Municipal e um Batalhão de Polícia Militar, o 21º BPM.