Anterior

Ex-Arcebispo de Teresina é internado por complicações da Covid 19

20/09/2021

Anterior

Próxima

75 ANOS DE VIDA: Live Memórias São José dos Altos – Ano II

21/09/2021

Próxima
21/09/2021 - 09:31
75 ANOS DE VIDA: TRBUTO À ELVIRA RAULINO

Fundadora e proprietária da extinta Rádio São José dos Altos, que entrou no ar, em fase experimental, no dia 22 de agosto de 1987, tendo sido sua inauguração e programação normal comemoradas no dia 21 de setembro do mesmo ano. Assessora de comunicação da Universidade Federal do Piauí. Foi a criadora e primeira presidente da Associação de Colunistas Sociais do Brasil e da Associação dos Colunistas Sociais do Estado do Piauí (ASCROPI), entidade que dirigiu por diversas vezes.
 Foto: Tv e Portal o Jornal 

75 ANOS DE VIDA: TRBUTO À ELVIRA RAULINO

 

TRIBUTO À ELVIRA RAULINO

 

Completa hoje 74 anos de existência a jornalista e ex-Prefeita de Altos, Elvira Raulino. Mulher muito além do seu tempo, Elvira foi pioneira em muitas realizações de sua época, tendo deixado um nome cuja marca é indelével no cenário altoense e piauiense.

 

BIOGRAFIA

Elvira Mendes Raulino nasceu em Teresina- PI (como muitos filhos de Altos, pela inexistência de maternidade no município), no dia 21 de setembro de 1946. É filha do ex-Deputado Estadual Mário Raulino, fazendeiro e líder político, e Dona Maria da Purificação Mendes Raulino. Radialista,           jornalista, publicitária, empresária e política.

Apresentou vários programas televisivos. Fundadora e proprietária da extinta Rádio São José dos Altos, que entrou no ar, em fase experimental, no dia 22 de agosto de 1987, tendo sido sua inauguração e programação normal comemoradas no dia 21 de setembro do mesmo ano. Assessora de comunicação da Universidade Federal do Piauí. Foi a criadora e primeira presidente da Associação de Colunistas Sociais do Brasil e da Associação dos Colunistas Sociais do Estado do Piauí (ASCROPI), entidade que dirigiu por diversas vezes.

É considerada a Papisa do Colunismo Social piauiense e recebeu do professor e escritor A. Tito Filho o apelido de locomotiva, pela força propulsora com que realiza tudo e apoio dado aos seus colegas de profissão e talentos do Piauí, que sempre contaram com seu apoio na divulgação e promoção na mídia nacional. A eles sempre ofereceu seu braço forte e mão amiga.

Fundou o primeiro time de futebol feminino de Teresina (1960). Pioneira do


turismo piauiense, foi criadora da primeira Associação de Turismo do Piauí (ASPITUR), depois transformada em Empresa de Turismo do Piauí (PIEMTUR), em cuja presidência proferiu palestra em 1969 na Universidade de São Paulo-USP. Criou a primeira agremiação política feminina do Brasil: a ARENA Feminina que, depois, se transformou no Movimento Organizado Feminista (MOF). Jornalista e cronista social de prestígio nacional, representou por mais de 10 anos o Piauí no Programa do Chacrinha, sendo uma das juradas mais aclamadas daquelas tardes de sábado.

Casou-se na igreja catedral de Nossa das Dores, em Teresina-PI, a 04 de abril de 1964, com José Ronaib de Oliveira, desportista. Da união, nasceram as filhas Beatriz, Mara Beatriz e Sanmya Beatriz Raulino de Oliveira.

 

A POLÍTICA

Inicialmente nossa personagem havia ingressado na política na capital piauiense como candidata a Vereadora, e disputou pelo PSDB à Prefeitura de Altos, através da Coligação Altos com amor (PSDB/PDT), tendo obtido naquele pleito 4.191 votos. Seu candidato a Vice-Prefeito era o extensionista rural José Alves da Silva (Zé da ANCAR), do PDT. Não logrou êxito nos citados pleitos.

A vitória consagradora como Prefeita de Altos viria na eleição municipal de 2000, quando obteve expressivos

8.038 votos, equivalentes a 50,28% do total de votos válidos. Tinha como Vice-Prefeito o advogado Antonio Francisco Gil Barbosa (PMDB), hoje Juiz de Direito no estado do Pará. Naquele ano houve a universalização do voto eletrônico, permitindo maior rigor e celeridade na apuração do

 

PREFEITA DE ALTOS

Elvira governou a cidade de Altos como Prefeita Municipal no quadriênio de 01.01.2001 a 31.12.2004.

Sua eleição representou um alento de renovação das esperanças do povo altoense, já tão desacreditado e desgastado pela passagem de gestores que pouco fizeram pelo desenvolvimento sócio, educacional e cultural da cidade.

Ela se propunha a ser a Melhor Prefeita do Brasil e muito se empenhou para tal. A logomarca de sua administração trazia o significativo slogan “O povo é o povo”.

Montou uma equipe altamente técnica e comprometida com seus ideais administrativos, cuja meta era resgatar a identidade e dignidade dos seus conterrâneos e promover o nome da cidade além-fronteiras.

 

OBRAS E REALIZAÇÕES

Várias realizações importantes marcaram sua passagem pela chefia do Executivo Municipal de Altos, dentre as quais citamos:

Instituição do aterro sanitário, com coleta sistemática de lixo;

Realização de concurso público para todas as áreas da administração municipal;

Criação da Medalha do Mérito Poeta da Prata (Lei Municipal 46, de 02.01.2001);

Criação da Guarda Municipal de Altos (04.01.2002);

Criação do Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais;

Implantação de Ensino Ginasial em diversas comunidades urbanas e rurais;

Implantação da Maternidade Clidenor Freitas e criação de um Centro Cirúrgico no Instituto de Saúde Dr. José Gil Barbosa;

Criação e implantação do Centro Oftalmológico Dr. Antonio Ribeiro Gonçalves (inaugurado em 12.10.2002);

Construção de uma ponte na localidade rural Prata;

Perfuração de vários poços com chafarizes, e lavanderias;

Construção de fossas e banheiros em 600 moradias;

Construção de 118 km de estradas vicinais;

Criação do Centro de Zoonoses Laika (inaugurado em 12.10.2002);

- Criação da Casa do Feirante;

Criação da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer;

Criação do Projeto Sorriso, com tratamento dentário para mais de 1.000 pessoas;

Criação do Programa Saúde Bucal;

Implantação do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente;

Criação e realização do Festival da Manga (duas edições);

Recapeamento da BR 343;

Legalização de documentos, terrenos e aforamentos para 300 famílias;

Criação e implantação do Programa de Ajuda Para Pessoas Com Deficiência;

Melhoria elétrica, com colocação de rede trifásica em diversas comunidades rurais;

Legalização e melhoria salarial do Programa de Agentes Comunitários de Saúde;

Implantação do Cartão Salário para o pagamento dos servidores municipais;

Regulamentação do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Professores Municipais;

Criação do Programa Bucho Cheio (restaurante popular).

Implantação do Juizado Especial, Cível e Criminal “Deputado Mário Raulino” (Pequenas Causas), em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí (inaugurado em maio de 2004);

Implantação do Campus Universitário Roberto Raulino, da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, em parceria com o Governo do Piauí (inaugurado em 07.05.2001);

Conclusão e inauguração do Residencial Dona Lindu, no Bairro Ciana, em parceria com o Governo do Piauí (inaugurado em 10.07.2003);

Construção da Unidade Escolar Professor Válter Alencar, na localidade Ovelhas (inaugurada em 12.10.2002);

Construção da Unidade Escolar Coronel Octávio Miranda, na localidade Quintas (inaugurada em 12.10.2002);

Construção das unidades escolares Professora Lulinha Raulino (localidade Serra dos Madalenas), Ayrton Senna (localidade Retiro) e Juscelino Kubitschek (localidade Sete Buritis), todas inauguradas em 11.10.2003;

Reforma das unidades escolares José Macena (localidade Zundão) e José Sarney (localidade Santo Antônio), obra inaugurada em 11.10.2003.

Cobertura de zinco e construção do mini terminal de transportes no Mercado do Produtor Rural Pedro Arcanjo da Silva.

 

ACONTECIMENTOS NOTÁVAIS

 

Decorridos 45 anos da eleição da altoense Teresinha Alcântara como Miss Piauí, Altos sediou, no ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Mello, o Concurso Miss Piauí 2001, no dia 16 de março daquele ano, prestando significativa homenagem à nossa eterna Miss.

Filiado ao concurso Miss Universo (USA), Miss Mundo (Inglaterra) e Miss Beleza Internacional (Japão), o concurso Miss Piauí daquele ano foi cedido à Prefeitura de Altos, que reverteu toda a renda aos trabalhos assistenciais realizados pelos grupos da cidade: Rotary Club, Loja Maçônica Acácia Altoense e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE.

Com total apoio da Prefeitura de Altos, sob a coordenação do colunista social Nelito Marques, jornal Diário do Povo e com a presença da convidada especial Elke Maravilha, que presidiu a mesa de jurados, além de apresentações artísticas da Academia de Ballet Júlio César, de Teresina, foi escolhida Miss Piauí naquele ano a barrense Emanuelle Aguiar, que recebeu a faixa das mãos da antecessora Darlyane Moura, então estudante de Direito na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Participaram do certame as candidatas: Emanuelle Aguiar (Miss Barras), Jucelene Nóbrega (Miss Campo Largo), Eliana Rodrigues (Miss Campo Maior), Jaquelane Alves (Miss Capitão de Campos), Adriana Bezerra (Miss Floriano), Clecijane da Silva (Miss Jerumenha), Márcia Regina (Miss Luiz Correia), Sandra Régia (Miss Monsenhor Gil), Ana Célia (Miss Nossa Senhora dos Remédios), Priscila Cordeiro (Miss Parnaíba), Márcia Andréa (Miss Teresina), Marcela Verena (Miss Piracuruca) e Yara Maira (Miss União).

A ficha técnica do Miss Piauí 2001, realizado em Altos, estava assim formada:

Coordenador Geral: Nelito Marques

Auxiliar de Coordenação: Ajuricaba Filho

Produção: Dênis Coulter

Apresentação: Arnaldo Ribeiro e Maia Veloso

Ballet: Júlio César

Camarins: Simone

Figurino: Henrique Veloso

Fotografias: Fujioka

Sonorização: Fábio Som

Iluminação: Carlinhos

Coordenadores municipais: Colombo Neto (Parnaíba), Gerson e Marse (Piracuruca), Marcos Antonio (Campo Maior), Nelito Marques e Idê Coelho (Teresina), João Pierrot (Campo Largo), Carlinhos e Joilza Leitão (Floriano).

O evento foi transmitido pela Rede Antena 10 de Televisão, a partir das 22:30 horas, e teve vasta divulgação e publicidade nos veículos de comunicação do estado e do país.

A cidade de Altos mantém uma tradição na participação do Miss Piauí: Teresinha Alcântara foi eleita em 1956, Darcy do Carmo Lima Assunção foi eleita em 1966, Marinna Paiva Lima foi eleita em 2008 e ficou entre as 15 mulheres mais belas do Brasil no concurso nacional. Lainny de Fátima Holanda, neta do ex-Prefeito de Altos, Sr. Pedro Melo, representando a cidade de Parnaíba, foi Miss Piauí em 1997, ficando entre as 12 finalistas do Miss Brasil naquele ano.

 

ELEIÇÃO DE 2004

Tendo governado Altos como Prefeita Municipal de 01.01.2001 a 01.01.2005, Elvira Raulino tentou a reeleição no pleito de 03 de outubro de 2004, tendo como candidato a Vice-Prefeito seu primo Cláudio José Ribeiro Raulino (Casé), filho de Francisco das Chagas Raulino, o aguerrido Leão Raulino.

Era uma das 07 candidaturas que disputaram a eleição municipal naquele pleito, ficando em 5° lugar no certame. A vitória coube ao ex-Prefeito José Batista Fonsêca (Dr. Fonsêca), que tinha como Vice-Prefeito seu filho, o também médico José Batista Fonsêca Júnior, eleitos para o mandato de 2005 a 2009.

 

MATERIAL DE CAMPANHA

Com o slogan “Altos, o melhor vem agora”, foi impresso um folheto em cordel, de autoria do poeta pular Pedro Costa, que assina sob o pseudônimo de PC Maratuã. Impresso em Teresina-PI, o folheto foi distribuído à população, e nele se faz um retrospecto das ações da candidata e ex-Prefeita. Eis o seu conteúdo:

 

O QUE A ELVIRA FEZ EM LITERATURA DE CORDEL

Altos, capital da manga, De um povo sonhador, Honesto, sério, honrado, Sincero, respeitador, Amigo, simples, humilde E digno trabalhador.

Crê em Deus e nos santos, Respeita a religião, Crença, costume e política, Todos têm sua devoção

E a maioria tem Elvira no coração.

Como poeta do povo Versar é o meu destino,

Pregar pra o povo a verdade, Como diz o Pai Divino.

Neste folheto eu digo

O que fez Elvira Raulino. Sua administração

É feita com honestidade, Organizou a Prefeitura Com responsabilidade,

Fazendo com transparência, Com amor à nossa cidade.

Elvira como Prefeita

Fes um trabalho excelente: O aterro sanitário

Botou distante da gente E a coleta do lixo

Feita criteriosamente. Promoveu concurso público, Um ato extraordinário, Elvira também criou Estatuto do Funcionário, Pagou abono de férias,

Os direitos do funcionário. Pagou os débitos deixados Pelas administrações Passadas, e somando tudo Chegou mais de dois milhões. Elvira como Prefeita Cumpriu suas obrigações.

Todas causas trabalhistas, Obrigações sociais, Porque Elvira Raulino

Ela não promete, faz. Vamos lhe reeleger Para fazer muito mais.

Pensando o melhor pro povo Instalou a maternidade,

Um belo Centro Cirúrgico Atendendo a comunidade, Bons médicos e equipamentos, Tudo na modernidade.

Quilombo, Prata e Bom Gosto A Prefeita Elvira Raulino Montanhas e Vista Alegre Mudou do povo o destino Com a instalação do ginásio Evoluiu o ensino.

Construiu ponte na Prata, Fez diversas melhorias, Fez poços com chafariz, Também com lavanderias, Além de fossas e banheiros Em seiscentas moradias.

118 quilômetros de estradas vicinais, Criou Centro de Zoonoses, Dentro das normas legais, para afastar das pessoas as doenças dos animais.

Criou o Projeto Sorriso, Mantém pela Prefeitura Com tratamento dentário Atendendo quem procura. Muito mais de mil pessoas Receberam dentadura.

Datas comemorativas são feitas com muito amor: Dia das mães, pais e crianças, Dia do trabalhador, Carnaval, Festa Junina e o dia do trabalhador.

Ruas limpas, iluminadas, Também abastecimento De água com qualidade, Saúde e saneamento.

Altos com Elvira Raulino Veio o desenvolvimento.

Altoenses que completam 15 anos de idade

A Prefeitura comemora Com gesto de lealdade

A Festa de Debutantes, Uma só felicidade.

Realiza a Festa da Manga, Uma das festas famosas No Estado do Piauí,

Com pessoas valorosas, Unindo os nossos sabores Muitas pessoas charmosas. Recapeamento da BR Trezentos e quarenta e três A Elvira conseguiu

Por ter cartaz e ser cortês. Aqui não falo a metade Que Elvira Raulino fez.

O programa de atendimento Pessoas da melhor idade Dando assistência e lazer, Respeito e dignidade.

Elvira vem trabalhando Pra melhorar a cidade.

As portas da Prefeitura São abertas para o povo, Seja qual for o problema Elvira diz: “Eu resolvo!”

Com os votos dos altoenses Será Prefeita de novo. 

Uma jornalista atuante Do jornal, rádio e tv.

Seu número é 45 Partido PSDB.

Como Prefeita trabalha Sempre pensando em você. Mantém criteriosamente Os programas federais, O hospital e as creches, Com verbas municipais. Elvira tem competência Em Altos só ela faz.

Para trezentas famílias Legalizou documentos, Legalizando os terrenos, Fazendo os aforamentos, Porque Elvira trabalha Com base e fundamentos.

Elvira está comprovada Com administradora.

Mulher séria e competente Por ser uma lutadora

Ganhou duas vezes o prêmio De Prefeita Empreendedora.

O Programa Multi-Mistura Pra mil e seiscentas crianças A Prefeita patrocina, Acredita nas mudanças Fazendo um trabalho sério, Respeitando as lideranças. São oito mil, setecentos

E doze alunos na escola, Todos os recursos que vêm Ela coordena e controla, Fazendo um trabalho sério E quem é sério não enrola.

O Programa de Ajuda Pessoa com Deficiência Seja qual for o problema Elvira assistência

Pra vencer os obstáculos Elvira tem competência.

A energia elétrica tem sido uma forma básica. No lugar Brejo mudou

A rede de monofásica.

Hoje em toda a região Opera a rede trifásica.

Eu não posso falar tudo, Mas grave em sua memória: No dia três de outubro

Vote em quem faz história Elvira 45

E corra para a vitória. No dia 03 de outubro Amigos, vamos votar Elvira 45

Que é pra continuar

O progresso da cidade. Altos não pode parar.

A segurança hoje é Nossa causa principal. Pensando nos altoenses Agiu de forma legal.

A Prefeita Elvira criou A Guarda Municipal.

A Prefeita Elvira tem Seriedade e virtude, Compromisso com o povo De excelente atitude.

Legalizou a situação Dos Agentes de Saúde. 

Criou a Saúde Bucal

Pra cuidar de nossa gente E o Conselho Tutelar

Da Criança e Adolescente. Fazendo cidadania

Elvira é competente. Elvira Raulino pensa

Em você a cada momento. Agora o funcionário

Não passa constrangimento. Implantou o Cartão Salário, O Sistema de Pagamento.

Sabemos que água é vida Para toda a humanidade. A Prefeitura abastece Pra toda a sociedade.

Oitenta por cento tem Uma água de qualidade.

Nunca desviou dinheiro, Suas metas são arrojadas. Em três anos e meio Muitas obras realizadas

E pelo Tribunal de Contas Teve suas contas aprovadas.

Criou a Casa do Feirante De modo espetacular.

A Elvira também mantém O transporte escolar.

O esporte para Elvira Está em primeiro lugar.

O Juizado de Pequenas Causas Em Altos foi implantado,

Uma meta do Tribunal De Justiça do Estado

Para as pessoas que não podem Contratar advogado.

PSF Família

Está em todos os setores.

O Plano de Cargos e Salários Dos queridos professores Elvira regulamentou,

Pois sabe dos seus valores.

O Programa Bucho Cheio, Fornecendo refeições, Umas quatrocentas por dia. Suas preocupações

voltadas pro social Têm sido suas ações.

 

HOMENAGENS

Elvira tem um nome sólido, reconhecido nacionalmente, respeitado e aplaudido por muitas gerações.

Recebeu diversas homenagens de destaque e tem sua biografia estampada em alguns compêndios da literatura e historiografia piauiense, como os livros 10 mulheres antes da hora, de Fenelon Rocha (2012), e Os segredos do sucesso de pessoas bem-sucedidas, de Dina Magalhães (2015), ambos jornalistas de Teresina.

Em reconhecimento a seu valioso trabalho, o Sindicato dos Jornalistas do Piauí editou uma edição especial da revista Cadernos de Comunicação somente tratando sobre ela. Essa edição, volume, circulou em abril de 1997 e traz em suas 46 páginas entrevistas, depoimentos e reportagens sobre o seu perfil biográfico, apresentando textos de Kenard Kruel, José Lopes dos Santos, Alda Caddah, Mara Beatriz, Pires de Sabóia, Genu Moraes, Nerina Castelo Branco, Pompílio Santos, Zózimo Tavares e Carlos Said, além de um poema de Javan Fernandes.

 

No poema, intitulado Eu também sou seu , diz Javan:

Desde os tempos De infância

Que acompanho O teu trabalho

Com uma admiração Incontida.

Agora lembro:

Eu e o meu radinho E a tua doce voz

No ar.

 O teu “bye”! é puro Carinho, amizade, amor, Solidariedade e emoção!

Eu sinto intimidade Contigo.

Embora nunca

Nos tenhamos avistado.


Datado de 30 de setembro de 1996, esse poemeto define muito bem o sentimento de pertencimento e carinho que Elvira conseguia despertar nos seus rádio-ouvintes, leitores e telespectadores, através dos diversos canais de televisão, emissoras de rádio e canais de televisão onde atuou ao longo de sua trajetória jornalística, levando a crônica social, a notícia e o entretenimento de maneira leve, despreocupada com os padrões de rigidez que tornavam fria a comunicação com o alvo de seus ouvintes e admiradores.

 

FONTE: Carlos Dias, professor, historiador e escritor. Altos-PI

 






Link:




Deixe seu comentário



Vídeo


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.