Anterior

Gestores da educação em Altos, deram apoio e as boas-vindas aos estudantes do ENEM 2020

19/01/2021

Anterior

Próxima

Sindicato Rural de Altos, comemora um ano de reativado, diretoria presta contas e renova parceria com o SENAR

19/01/2021

Próxima
19/01/2021 - 21:44
Altoense tem artigo aceito em renomada revista americana de Física

Professor da Pós-Graduação em Física tem artigo aceito em renomado periódico internacional
 Foto: TV e Portal O Jornal 

Doutor Irismar

O professor altoense, Irismar G. da Paz, da Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Piauí, teve o artigo intitulado “Fractional Angular Momenta, Gouy and Berry phases in Relativistic Bateman-Hillion-Gaussian Beams of Electrons” aceito no Physical Review Letters, um dos melhores periódicos de Física do mundo - Qualis A1 na CAPES. O trabalho, realizado com a colaboração do Dr. Robert Ducharme (USA) e Dr. Armen Hayrapetyan (Max Planck Institute for Physics), trata da conversão de momento angular de spin em momento angular orbital. 

O pesquisador explica que neste trabalho foi desenvolvida uma solução Gaussiana da equação de Dirac para um elétron espacialmente confinado. “Como é bem conhecido na Física Quântica, elétrons são partículas de spin 1/2 e carregam momento angular de spin, uma propriedade intrinsecamente quântica, não tem análogo clássico. Curiosamente, nossa solução prevê a conversão de momento angular de spin em um novo tipo de momento angular orbital, denominado de momento angular orbital intrínseco”.

Também foi possível observar que o efeito de conversão é puramente relativístico e está relacionado com grandezas Físicas bem conhecidas, tal como, fase de Gouy e fase de Berry. Este tipo de solução representa ondas de matéria com frentes de onda evoluindo no tempo em forma de espiral e por isso são chamadas de vórtices.

“Nosso estudo representa um passo importante na compreensão dos fundamentos da Física Quântica e serve como guia para a produção de soluções carregando momento angular orbital intrínseco, úteis na microscopia eletrônica de espécimes magnéticas e biológicas”, finaliza o professor.

Fonte: Piauí Cidade



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Vídeo


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.