Anterior

Coivaras: definidos as pré vice prefeitas de MA e MB para Eleição Municipal de 2020

10/09/2020

Anterior

Próxima

PT, PP e PL oficializa pré-candidatura de Marcelino Almeida à reeleição em Coivaras

13/09/2020

Próxima
12/09/2020 - 10:37
O último ADEUS, ao Padre José Lisardo, ex-pároco das igrejas de São José e São Raimundo Nonato em Altos Piauí

O velório e o sepultamento estar previsto para as 16 horas, na igreja Matriz de São José, padre José Lisardo Pontes Neto, será o terceiro padre a ser sepultado na igreja de São José.
 Foto: TV E PORTAL O JORNAL 

Jose´Lisardo Pontes Neto

 

Morreu na manhã deste sábado, o reverendo padre José Lisardo Pontes Neto, ele fazia mais de mês que se encontrava na UTI, de um hospital na capital do estado Teresina, Lisardo é um dos padres mais velho da diocese de Campo Maior, com passagens em grande parte das paróquias que compreende à diocese. José Lisardo, era filho de Getúlio Pontes Viana e Maria Alves Pontes, e nasceu em Campo Maior no dia 21 de março de 1955, portanto morreu aos 65 anos.

Os sacramentos de batismo e crisma recebeu em 09 de outubro de 1955 e 04 de outubro de 1978, respectivamente. Fez seu rito de admissão em Campo Maior no dia 17 de janeiro de 1981, e os ministérios na mesma cidade a 09 de janeiro de 1982. Foi ordenado diácono em Campo Maior a 10 de janeiro de 1982, e sacerdote na mesma cidade, em 12 de dezembro do mesmo ano, pelo bispo diocesano Dom Abel Alonso Nenez, sendo o primeiro padre ordenado na Diocese de Campo Maior.

Por Provisão de 25 de janeiro de 1983, assinada por Dom Abel, Padre Lisarado é nomeado vigário cooperador das paróquias de São José de Altos e Nossa Senhora dos Humildes, de Alto Longa. Entretanto somente tomou posse em 15 de maio daquele ano, passando a residir na casa paroquial de Altos, por ser a mais central e atendendo também na então capela de São Benedito na vizinha cidade de Beneditinos.

Sua passagem pela paróquia de São José marcada pela construção de uma torre na igreja matriz de São José, inauguração da Casa do Ancião (construída pela Sociedade São Vicente de Paula em convênio com a Fundação Banco do Brasil), criação do Grupo de Acólitos São José, construção do Centro Pastoral Monsenhor Luiz Brasileiro (Altos, e Centro Catequético Monsenhor Mateus Machado (Beneditinos) construção das capelas de São Pedro no bairro Batalhão, Sagrado Coração de Jesus no bairro Maravilha, além do início da construção da capela de São Francisco de Assis na localidade rural Uruçus (então pertencente ao município de Altos e hoje a Pau D’arco do Piauí), construção da capela de Santa Teresinha do Menino Jesus no bairro São Luís, aquisição do terreno da capela da localidade rural Bom Gosto, instalação das irmãs Dominicanas na Paróquia de São José, criação do Grupo de Escoteiros Aldrim Barbosa em 1983, fundação da Fraternidade de Nossa Senhora do Carmo em 03 de fevereiro de 1985, aquisição do terreno e construção da Escolinha Madre Teresa, no bairro São Luís, fundado com pré-escola para crianças de 04 a 06 anos de idade, dentre outras obras realizadas em Alto Longá e Beneditinos.

Padre Lisardo deixou a Paróquia de São José no dia 12 de abril de 1987, domingo de ramos, recebeu da Câmara Municipal de Altos o título honorifico de Cidadão Altoense, em 12 de dezembro de 1987, por ocasião dos seus 05 anos de sacerdócio, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a cidade de Altos.

Criada a paróquia de São Benedito em Beneditinos, tornou-se seu primeiro pároco, tomando posse em 03 de janeiro de 1988, ali permanecendo até o dia 08 de setembro de 1990. Foi o primeiro vigário da paróquia de Santa Luzia e de São José Operário da cidade de Barras no Piauí sendo empossado a 21 de março de 1991, pároco da paróquia de Nossa Senhora das Mercês em Campo Maior, tornou-se o primeiro pároco da paróquia de São Pedro na cidade de Boa Hora, em 1998 assume a paróquia de Nossa Senhora das Dores em Campo Maior, foi o primeiro vigário da Pro-Paroquia de Nossa Senhora de Fátima em Boqueirão do Piaui.

Membro do Conselho Presbiteral (Cânon 495) e do colégio dos consultores da diocese de Campo Maior coordenado da pastoris vocacional e do ensino religioso na mesma diocese em 1990. Professor universitário da UESPI e em Altos dirigiu a Unidade Escolar Mário Raulino.

Ele voltou à cidade de Altos e assumiu o Santuário de São Raimundo Nonato ficando até o ano de 2019, onde voltou para a cidade de Campo Maior onde voltou a assumir a paróquia de São Pedro. Antes de deixar a paróquia de São Raimundo Nonato em Altos, ele criou o Grupo das Alinças o mesmo grupo foi criando em Campo Maior, onde ele organizou um grande encontro que reunirão quase mil pessoas, o grupo dos Aliancistas deve ter sido o último grupo religioso criado pelo Padre José Lisardo ante de sua morte.

Tinha a intenção de construir a primeira capela no Piauí e quem sabe no Brasil em homenagem a Padre Cícero Romão Batista, onde todos os dias 20 de cada mês chamava a comunidade do Santuário de São Raimundo Nonato para celebrar missão em homenagem a Padre Cícero, que foi excomungado da igreja e proibido de celebrar missas em Juazeiro e Crato, no estado do Ceará onde atuava.

O velório e o sepultamento estar previsto para as 16 horas, na igreja Matriz de São José, padre José Lisardo Pontes Neto, será o terceiro padre a ser sepultado na igreja de São José. 

Fonte: LIvro Na Fé de Minha Paróquia de Calos Dias(A redação)


 



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Vídeo


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.