Anterior

LiterAltos: Programa A Hora da Academia e Ciclo de Palestras da ALLNA

13/08/2020

Anterior
28/08/2020 - 13:06
Eleição 2020 em Altos-Pi: Entenda por que a disputa será a mais fácil da história do município

A Eleição 2020 no município de Altos terá a disputa mais fácil da história do município desde a criação da cidade em 12 de outubro de 1922. A oposição se dividiu em dois grupos políticos que marcha de forma precária pra disputa majoritária e proporcional na Eleição do próximo dia 15 de novembro de 2020. Enquanto que a situação tem o maior grupo político dentro do município e o maior apoio político dentro do Estado do Piauí, sendo que nos últimos 08 anos tem conquistado eleições municipais e estaduais com expressiva maioria de votos sobre os votos de oposição.
 Foto: TV e Portal O Jornal 

A oposição se dividiu em dois grupos políticos e a situação leva grande vantagem.

 

A Eleição 2020 no município de Altos terá a disputa mais fácil da história do município desde a criação da cidade em 12 de outubro de 1922. A oposição se dividiu em dois grupos políticos que marcha de forma precária pra disputa majoritária e proporcional na Eleição do próximo dia 15 de novembro de 2020. Enquanto que a situação tem o maior grupo político dentro do município e o maior apoio político dentro do Estado do Piauí, sendo que nos últimos 08 anos tem conquistado eleições municipais e estaduais com expressiva maioria de votos sobre os votos de oposição.


Um dos dois pré candidatos a prefeito da oposição, o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Maxwell da Mariinha (MDB), exercendo o 2º mandato de vereador no município de Altos, tendo sido eleito, de forma decrescente, na última eleição municipal de 2016 em 4º lugar, com 939 votos. Maxwell não vem e não tem recebido apoio político necessário e quantitativo da população altoense para enfrentar a disputa ao cargo majoritário da municipalidade. As mais recentes análises mostram que Maxwell vem se encolhendo nos bastidores da política local, por algumas razões: o pré-candidato a prefeito Maxwell não tem conseguindo ampliar seu atual grupo político e perde apoio popular para disputar o cargo de prefeito na próxima eleição de 15 de novembro; ausência de trabalho prestado ao município através das lideranças parlamentares que lhe apoiam por meio das Emendas Parlamentares de seus deputados estadual e federal, bem como de senador; disseminação de fake news que visa desqualificar e desestabilizar o trabalho da atual gestão pública municipal, não respeitando o momento de crise epidemiológica, econômica pela qual passam todos os municípios do país e, assim, tenta a qualquer custo embaraçar a aquisição de recursos para o desenvolvimento do município; dos 05 vereadores de oposição, 02 vereadores, Edson do Raio X e Maria Teresa não serão candidatos à reeleição, e João Campelo, que ainda não se decidiu, provavelmente não sairá candidato; 02 dos pré candidatos a vereador do grupo de Maxwell foram derrotados na última eleição de 2016; os demais pré candidatos a vereador do grupo de MX são pessoas comuns que tem pouca ou nenhuma expressão política no município; Maxwell da Mariinha faz uma pré campanha de ataques odiosos é rancorosos por meio de fake news e de incitação ao acirramento ideológico contra adversários políticos, além de ser defensor das ideias do presidente Jair Bolsonaro, entre outras características políticas que não tem feito bem a saúde política da pré candidatura de MX.


Já o outro pré candidato oposicionista a prefeito, Neto Delmiro (PV) teve apenas 01 mandato de vereador em Altos (2013-2017), tendo sido eleito com 725, na 5º colocação, e atualmente sem mandato eletivo, lidera um grupo reduzido à um pouco mais de 04 pessoas: ele, Artur do Zundão e os professores Edivaldo Martins e Bisqui Simeão, entre outros ainda não anunciados. No entanto, ND pode surpreender o pré candidato Maxwell da Mariinha, por conta de não fazer uma oposição raivosa, odiosa e de disseminação de falsas informações (Fake news), além de ter menos rejeição que MX, em termos de popularidade e aceitabilidade junto ao eleitorado de Altos.

 

O pré candidato a prefeito da situação, Carlinhos Leal (PT), lidera a disputa ao cargo de prefeito municipal de Altos, de acordo com as últimas pesquisas de sondagem sobre as eleições de 2020 no município de Altos. Carlinhos Leal tem o apoio da atual prefeita Patrícia Leal, eleita com 11.650 votos em 2012, numa disputa entre 03 candidatos, e reeleita em 2016  com 17.175 votos, tendo mais de 10 mil votos sobre o ex-prefeito José Batista Fonseca, candidato derrotado. Carlinhos Leal também tem o apoio incondicional do deputado estadual Warton Lacerda, que obteve 23.795 votos na última eleição (2018). Warton e Patrícia comandam o maior grupo político da história de Altos, com as principais lideranças políticas da cidade e lideranças comunitárias, sindicatos, associações e etc. Nos 07 anos da gestão do grupo político comandado pela prefeita Patrícia e Warton Lacerda, foi feita uma revolução na gestão municipal, de modo que houve diversas obras de infraestrutura urbanística, habitacional e predial em todo o município. Confira as principais: ampliação, modernização do hospital, construção de 07 UBS, maior plano de urbanização com pavimentação asfáltica e poliédrica de mais de 100 ruas de Altos, maior plano de construção de casas populares da história de Altos (mais de 700 casas nos dois maiores residenciais da cidade, São Luís e Cézar Leal). Reforma e construção de arquibancadas e vestiários no Estádio Felipão, reconstrução da Praça Cônego Honório, com passeio em traços modernista; Academia de Saúde Pública da cidade, Planos de Cargos e Modernização da Administração Pública, incentivos fiscais para atração de investimentos nas áreas comerciais e imobiliárias para o município de Altos e para instalação industrial e fábrica de médio e pequeno porte, gerando emprego e renda; passe livre pra estudantes secundaristas e universitários do semiurbano do município; maior crescimento econômico dos municípios da Ride Grande Teresina (com exceção de Timon, pertencente ao estado do Maranhão); maior plano de assistência de produção de alimentação da agricultura familiar; maior calendário de festividades culturais com destaque em todo o Piauí; reforma, ampliação de escolas e crescimento do Índice Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) e dos demais indicadores de melhoria educacional no município de Altos. Atualmente está em andamento a construção do Terminal Rodoviário, uma obra esperada desde a fundação de Altos, e a pavimentação de mais 80 ruas e avenidas, além de diversas obras estruturantes nas áreas de melhorias de abastecimento d’água e estradas em todas as regiões do município.

 

Por estas e outras razões, a disputa política na próxima Eleição do dia 15 de novembro de 2020 está sendo considerada a mais fácil da história do município, tendo como favorito ao cargo majoritário o pré candidato Carlinhos Leal, bem como aos cargos proporcionais, dos pré candidatos a vereador da situação, do Grupo Leal, em detrimento dos pré candidatos a prefeito e vereador dos dois blocos de oposição à prefeita Patrícia Leal, ao deputado Warton Lacerda e às demais lideranças governistas de Altos.



TV & PORTAL O JORNAL (www.portalojornal.com.br)

 

 






Link:




Deixe seu comentário



Vídeo


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.