29/04/2018 - 10:13
ESPECIAL COIVARAS 26 ANOS

cidade foi emancipada em 29 de abril de 1992, desmembrada de Altos. Pode-se afirmar que sua população saiu do extrativismo da palha de carnaúba e da agricultura, para uma cidade desenvolvida, atualmente, dotada de muitos órgãos importantes além de pontos comerciais.
 Foto: Professor Roseno 

A praça central de Coivaras Piauí

A cidade de Coivaras, localizada a 70 km da capital Teresina, completa 26 anos de emancipação política. Com 3.811 habitantes (IBGE 2010), a cidade foi criada através da lei 4.477, durante o governo do governador Freitas Neto.

Suas origens estão na localidade Ingazeira, onde ainda em meados do século XIX, vaqueiros acampavam as margens de um olho d’água para descansar, dar de beber aos animais, e pernoitar. Ali, acendiam fogueiras, por isso, o nome \"Coivaras\".

Seu primeiro prefeito foi Erasmo Freire Gomes, um dos responsáveis pelo plebiscito e pela emancipação política.

A cidade foi emancipada em 29 de abril de 1992, desmembrada de Altos. Pode-se afirmar que sua população saiu do extrativismo da palha de carnaúba e da agricultura, para uma cidade desenvolvida, atualmente, dotada de muitos órgãos importantes além de pontos comerciais.

Os dois pontos turísticos mais belos e importantes são a Praça João Ferreira Gomes e a moderna Praça de Alimentação. Atualmente, o prefeito é Marcelino Almeida. (Tv e Portal O Jornal/Prof. Silva Neto)



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Vídeo


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.