Anterior

O balanço do inverno na cidade de Altos: e o transbordamento dos rios e açudes

15/06/2017

Anterior

Próxima

ALTO LONGA: Grupo Budô Ryu, promove mais um curso de defesa pessoal

16/06/2017

Próxima
16/06/2017 - 07:14
LITERATURA: Conheça o projeto Causos Assustadores do Piauí, do imortal da ALLNA José Gil Barbosa Terceiro

As obras citadas na sinopse, é o resultado de uma longa pesquisa, que vem sendo desenvolvido com o objetivo de resgatar e sobretudo manter viva a memorias advinda de histórias reais, fictícias e lendas
 Foto: causos assustadores do Piauí 

imagem dos causos assustadores do Piaui

CAUSOS ASSUSTADORES ASSOMBRAM A IMAGINAÇÃO DOS PIAUIENSES

Nas águas do rio Parnaíba, o cabeça de cuia procura uma Maria virgem para comer; no centro da capital piauiense, na praça Saraiva, Num-Se-Pode procura seduzir um homem pra acender o seu cigarro; em Amarante, o gambirra provoca acidentes nas estradas e a Besta Fera corre pelas noites devorando pecadores; em Campo Maior, um carneiro de ouro, corre pela Serra de Santo Antonio, chamando a atenção de quem passa por ali para um tesouro enterrado e arrastando uma corrente misteriosa em que um suicida de tempos remotos se enforcou; Em Esperantina, por todos os lados se vêem vultos dos ciganos mortos em uma chacina no início do século passado; em Demerval Lobão, o pinto pelado assusta caçadores; Em Aroazes, fala-se em um senhor de escravos que serrou uma negra viva; em Parnaíba, uma alma corre pelas ruas gritando na madrugada levando nas costas outro espírito; em Piripiri, um casal de galináceos ataca aqueles que decidem invadir seus domínios; em Valença, mortos em procissão assombram fofoqueiras que ficam à noite observando pela janela e o bundeiro ataca os animais comendo suas partes traseiras; em Alto Longá um frei que virou peixe habita as águas do Olho d’água do Frei Pedro; em Luiz Correia, uma menina deu um último mergulho na praia e foi transformada em sereia; Em Altos, a mulher porca e o lobisomem assombram as noites do Bacurizeiro, onde também aparece a mulher de branco e um montão de almas lá pras bandas da Fazenda Buritizinho e do santuário do desastre. O Piauí é assim: tem gente que vira bicho, tem assombração no berço dos heróis, tem mulher que dançou com o capeta… Mas não é só coisa ruim e figura do cão que existe no Piauí não! Tem também as almas milagrosas a quem o fiel entrega os ex-votos prometidos em troca de uma benção, como o motorista Gregório, a Finada Alda, Sitônio, Quirino, Fernandes, O Vaqueiro enterrado vivo, e muitos outros. Tem ainda as luzes misteriosas que aparecem em Altos e Coivaras e num monte de lugar, que o povo hora diz que são almas mostrando o local onde está enterrada uma butija, hora acredita que são seres de outro mundo querendo levar o povo do Piauí pro espaço sideral. O melhor jeito de se livrar das assombrações é rezar o Creio em Deus Pai fazendo o sinal da cruz e empunhando um punhal ou facão de prata, que ao menor sinal de coisa que não seja desse mundo, poderá ferir o bicho ou ser colocado na boca pra espantar os maus espíritos...

Esse Piauí, mágico, encantado e assombrado é apresentado pelo advogado José Gil Barbosa Terceiro, através do projeto Causos Assustadores do Piauí, que apresenta as lendas, assombrações, fenômenos, e santos populares do Piauí por meio de um blog e de um canal no Youtube.

O projeto começou assim meio que sem querer com a criação de um grupo no facebook onde as pessoas pudessem contar causos assombrosos que juram que ouviram de alguém como tendo acontecido de verdade ou que aconteceu com elas mesmas. Com o tempo, foram sendo contadas lendas, mitos e fenômenos ufológicos. No grupo, além de José Gil Terceiro, escrevem outras pessoas, que tomam coragem de contar relatos fantásticos de que têm conhecimento.

Com o tempo, ao participar de um curso de Teatro em Teresina, José Gil teve contato com produtores audiovisuais da capital piauiense e teve a idéia de criar um canal no Youtube onde pudesse contar as lendas e assombrações do Piauí através da dramatização de tais lendas em curta-metragens amadores, que são editados pelo próprio advogado. Nessa parte do projeto, conta com a ajuda voluntária de amigos que aceitam fazer as vezes de atores e com a ajuda de Valbernielson Borges,, que ajuda com a filmagem dos vídeos que são editados pelo próprio advogado.

Com o tempo, ao ver o projeto ganhar corpo, e tendo já escrito uma boa quantidade de causos no facebook, teve a idéia de postar tais contos em um blog, de modo que os posts normalmente são ilustrados por Douglas Viana, um jovem desenhista altoense de enorme talento, que dá vida ao texto por meio das imagens que cria. O advogado conta ainda com a ajuda eventual de sua esposa Catarina Sena, que lhe ajudou a idealizar o projeto e colabora vezes tirando fotos, vezes coletando informações, vezes escrevendo ou criticando textos, dando idéias para a escrita. No blog, realiza ainda entrevistas com personalidades piauienses que, por meio de alguma arte (escrita, filmada, desenhada, interpreetada em palcos), possuam algum trabalho relacionado às lendas e assombrações do Piauí.

Os causos têm recebido boa acolhida na internet, de modo que o grupo do facebook possui cerca de 5.300 membros, o canal no Youtube conta com cerca de 500 inscritos e o blog, criado recentemente, já ultrapassa as 8.000 visualizações.

O projeto, ainda em andamento, não é o primeiro escrito do advogado, que já foi correspondente do Portal da Clube, apresentador de programa de rock na extinta Nativa FM, é colunista do Portal Altos, escreveu textos para sites jurídicos e faz parte da Academia de Letras e Línguas Nativas Altoense. O projeto não impede o advogado de traçar outros planos no mundo da escrita, eis que já planeja sua próxima obra.

Seguem abaixo os links do projeto Causos Assustadores do Piauí (blog, grupo no facebook, e canal no Youtube):

https://causosassustadoresdopiaui.wordpress.com/blog/

https://www.facebook.com/groups/822070491194786/


https://www.youtube.com/channel/UCmdRNKSSSaGDVeRwu5ql9Vw



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Vídeo


Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.